barbárie, Brasil, cidade, comunicação, costumes, crônica, crime, descoberta, desespero, direita, doença, eleições, Ensaio, escândalo, frança, guerra, ironia, lula, modernidade, opinião, paris, Politica, prosa, reflexão, Rio de Janeiro, sarkozy, tristeza, vida

A “sensação de segurança” é um engodo

O penúltimo texto tratava de um dos aspectos mais cansativos e artificiais da forma marqueteira que assumiu a política de uns tempos para cá. (Quanto tempo? Dez, vinte anos? Difícil estabelecer um início preciso para um processo tão paulatino…) Embora o tema a perpasse sem descanso, não me refiro à política enquanto disputa de poder, embora esse aspecto tenha recoberto o termo quase inteiramente no debate público, mas ao verdadeiro quotidiano político, o esforço constante de viver em comunidade. Trata-se da questão da segurança, martelada em todos os telejornais, muitos filmes, conversas no barbeiro e no táxi, e repetida inclementemente por candidatos a qualquer coisa em seus discursos temerários.

Poderia ser uma particularidade brasileira. Afinal, nossas maiores cidades são território livre para assaltos, sequestros-relâmpago e o diabo a quatro, quando não estão em franca guerra civil, sem contar os acordos de bastidores entre governos e grupos criminosos para que estes últimos “peguem leve”. Mas não. A julgar pela prioridade que o tema recebe, o mundo inteiro deve estar à beira de centenas de guerras civis entre criminosos satânicos e os pobrezinhos dos cidadãos de bem, sempre acuados em seus cantos, tentando levar suas vidas sem serem esquartejados por bandos criminosos. Sem contar os terroristas, claro. Porque, afinal de contas, eles existem. E se existem, só podem estar por toda parte, certo? O raciocínio parece tortuoso, mas tem dado sucesso a seus proponentes em eleições mundo afora.

Muitos meses atrás, comentei aqui sobre a violência policial, comparando maio de 68 e todos os meses de 2008, na França como no mundo. Só de confrontar fotografias antigas com recentes, ficou claro que a tropa de choque (CRS na França) que trocaram cascudos com estudantes diante da Sorbonne em 68 mais parece uma fileira de guardas de trânsito, comparada à tropa de hoje. Aqueles policiais tinham capacetes, escudos e espingardas (não usaram), por certo; os de hoje parecem robôs de filmes de ficção científica, com suas armaduras, máscaras e coturnos à la Kiss. A polícia de hoje é bem mais ameaçadora. Tem um visual que intimida enormemente. Mesmo as patrulhas simples, pelo menos na França (e pelo que vi, no Rio também), vestem-se com blusas negras que lhes dão um ar de muito mais fortes, além de rasparem a cabeça como recrutas do exército. Não consegui explicar isso à época, então retomo a pergunta: por que a polícia deste início de século precisa causar tanto terror?

Para responder, volto ao penúltimo texto: a estação ferroviária, a cerveja, os soldados em uniforme camuflado exibindo suas boinas negras e seus fuzis semi-automáticos, desses que disparam sei lá quantas centenas de projéteis por segundo. Também coturnos, também cabeças raspadas, uma forma de olhar que, sem a menor fagulha de sucesso, buscava passar a impressão de investigar qualquer coisa. Um quarteto que se arrastava entre malas e bilhetes, simbolizando o mesmo programa anti-terrorismo que eliminou os bagageiros das estações de trem. Imagino o alto comando do exército a formular sua política de combate aos homens-bomba: colocar alguns rapazes sobre as plataformas, prontos para metralhar o primeiro zé-mané que pareça ter uma banana de dinamite por baixo da bata ou do turbante (sim, porque gente de paletó está acima de qualquer suspeita).

A segurança é a prioridade número um da maioria dos governos ao redor do mundo. Economia, saúde, educação, meio-ambiente, tudo isso é obrigado a disputar o segundo lugar, onde ainda sobram eventuais migalhas de atenção midiática. Talvez haja duas exceções. Uma é nosso bom e velho Lula, porque também não tem muito como competir com os políticos estaduais Brasil afora, que ainda enchem as PMs de carros enquanto a criminalidade teima em não ceder. A outra é o celebérrimo Obama, que, não é nada, não é nada, prossegue com duas guerras do outro lado do mundo, uma delas justamente contra o terrorismo. Fora esses aí, há anos ouvimos falar, e vemos na prática, em aumento do efetivo policial, tolerância zero, combate à delinqüência, câmeras espalhadas pelas cidades, monitoramento de lan-häuser, atenção particular para os “subúrbios sensíveis”. O público, já apavorado, porque já escutou esses discursos todos e já viu cenas de jovens em confronto com a tropa de choque, adere. Vota, esquece todos os outros problemas, fecha os olhos para a má gestão da estrutura pública… essa ladainha, todos conhecemos.

Mas, ora, que coisa estranha: nenhuma dessas políticas de segurança tem surtido um grande efeito duradouro. A não ser, talvez, o programa de Rudolph Giuliani em Nova York, o “tolerância zero”. Mas não é a mesma coisa, porque o que se fez na Big Apple foi deixar de fechar o olho para as pequenas infrações, como avançar o sinal vermelho e encher as calçadas de cadeiras. Isso, mais um policiamento ostensivo em nada diferente do que fazem os tradicionais guardas londrinos, conseguiu um nível de paz e tranqüilidade urbana muito maior do que a paranóia policialesca que, por exemplo, levou ao assassinato de Jean Charles.

A reação do público, no entanto, parece não reverberar a contradição. Nas pesquisas, as pessoas, aquelas normais, trabalhadoras, de bem (e assim por diante), continuam manifestando um medo enorme, diante de um mundo que lhes aparece como cada vez mais perigoso, instável e coalhado de bandidos, desde criminosos comuns até terroristas religiosos. Mesmo assim, elas declaram, diante da reação governamental, isto é, diante da presença massiva de gente com uniforme futurista, cacetete, fuzil, boina, cabeça raspada, escudo, capacete, óculos de visão noturna e gás lacrimogêneo, que experimentam uma maior “sensação de segurança”.

Ora, direi, sensação de segurança! Mas se dizíeis estar a vos cagar de medo! Como é possível?

Diante de tamanho paradoxo, refleti sobre o assunto e cheguei à conclusão que segue: essa tal “sensação de segurança” é um engodo. Ela não existe. Quando alguém acredita experimentar uma “sensação de segurança”, está enganada, não porque não esteja sentindo nada, mas porque aquilo que ela toma por uma “sensação de segurança” é, na verdade, outra coisa. Logo veremos o quê. Primeiro, preciso mostrar que não faz sentido falar em “sensação de segurança”. Ora, “sensação de segurança”…

Imagine você, em sua casa, deitado em seu sofá numa tarde de sábado, depois daquela feijoada, vendo pela televisão seu time ser esculachado em rede nacional. Você está seguro? Até certo ponto, sim. Pode cair um meteoro em sua casa, claro, mas afora essas hipóteses mirabolantes, você corre pouco risco de ser vítima de algum evento traumático ou perigoso. E que sensação você tem nesse momento? Sonolência, provavelmente. Raiva do juiz, talvez. Preocupação com o aluguel, eventualmente. Azia, posso arriscar. Mas “sensação de segurança”? Duvido.

Outra situação: você está dirigindo numa estrada escura. É noite. Chove a cântaros (é uma chuva das antigas). De repente, uma enorme vaca ruminando a um palmo dos faróis. Você entra em pânico. Solta um berro de pavor. Mas não há tempo para faniquitos: no último instante, você dá uma guinada com o volante, afunda o pé no freio, depois no acelerador, e consegue se safar. Seu coração ainda está disparado, você continua sem fôlego, suas mãos tremem. Mas o medo já passou. O que você sente? Alívio, certamente. Ódio da péssima iluminação da estrada, sem dúvida. Pena da vaca que talvez não escape ao próximo carro, nem ele a ela. Mas “sensação de segurança”? Necas…

Talvez eu esteja querendo brigar com os fatos, admito. Se as pessoas garantem que têm essa tal sensação, se elas insistem que é uma experiência verdadeira, quem sou eu para contradizê-las? Mas antes que me lapidem: eu nunca disse que elas não sentem nada. Eu disse simplesmente que essa sensação não é de segurança. Então, direis, é de quê? Tentarei responder.

Metade da resposta, acredito, está nas explicações dos pesquisados. Elas sentem medo e o associam de alguma maneira à “sensação de segurança”. Essa associação é muito freqüente para ser coincidência. De fato, tudo aponta para a noção de que a “sensação de segurança” corresponde à constatação (talvez inconsciente) de uma ausência de ameaça ou, melhor ainda, da ameaça contida, afastada, superada. É o que vimos nos exemplos acima, de maneira rudimentar, mas válida. Portanto, é impossível conceber a “sensação de segurança” sem uma sensação mais fundamental e mais evidente de medo, pavor, terror, ameaça, risco, decadência, desordem, chame como quiser – escolha, por exemplo, uma palavra do repertório de analistas políticos ligados a qualquer governo ao redor do mundo.

Seguimos no campo do paradoxo: como é possível que a “sensação de segurança” seja fundada sobre o medo, se o medo é o oposto da segurança? Estranho, não? Falta alguma coisa nessa nossa definição…

Então voltemos aos dois textos que mencionei nos primeiros parágrafos. O que encontramos? Policiais saídos de algum videogame, desses baseados em Robocop ou Exterminador do Futuro. O temor (mal dirigido) do terrorismo islâmico, que põe soldados armados até os dentes em todas as estações de trem da França (e muitos pontos turísticos), como se aqueles rapazes recém-saídos do treinamento fossem capazes de evitar a detonação de uma bomba. As tropas de choque que, e isso eu vi com meus próprios olhos, precisam de dois ou três batalhões, camburões e jatos d’água para desbloquear escolas onde garotos e garotas de 16, 17 anos fazem seu mui ameaçador piquete.

Para que serve tudo isso? Quem está mais seguro graças a esses bravos profissionais da violência estatal? A população? A gente de bem? O nobre e honrado cidadão? Alguém realmente acredita nisso? Sim, alguém acredita nisso. Basta ver, também alguns parágrafos acima, a reação habitual dos já mencionados cidadãos. Mortos de medo, mas ainda eleitores dos Sarkozys, Berlusconis e Serras da vida, graças a essa formidável “sensação de segurança”.

Devem então ser esses os componentes da magia paradoxal de nosso tempo. Primeiro, o medo; depois, o belicismo encarnado em policiais e soldados. Mas por que o belicismo? O que ele representa, quer dizer, o que ele provoca em quem o presencia? Traduzindo, como é que ele contribui para a “sensação de segurança”? Afinal de contas, guerras são tão opostas a qualquer noção de segurança quando o próprio medo, aliá seu correlato. Será possível que a “sensação de segurança” seja fundada sobre duas coisas que se opõem tão perfeitamente a qualquer idéia de estar seguro?

Sim, é possível. E talvez exatamente como conseqüência da contradição, da mesma forma como a multiplicação de dois números negativos produz um positivo. O belicismo dos assustadores soldados faz sentido quando entendemos a impressão que ele esconde: uma percepção de força, ou seja, uma demonstração de poder. Talvez o conforto implícito de que é possível agredir de volta, ou até agredir antes. De que qualquer ameaça será contrabalançada por um efeito punitivo e multiplicador. Que sei? Só posso afirmar que essa projeção de virilidade primitiva é o segundo componente da tal “sensação de segurança”.

Com isso, acho que já temos um quadro da nossa vítima. A “sensação de segurança” nada mais é senão um núcleo de medo recoberto por uma couraça de poder. Como o medo exige alguma forma de força e a força só é necessária quando temos medo, um anula e alimenta o outro. Desse estranho equilíbrio, dessa tensão delicada e perigosa, nasce essa tal “sensação de segurança” que tanta gente afirma sentir. Ou seja, é um engodo e um engodo arriscado.

Digo arriscado porque a “sensação de segurança” só pode aumentar de duas maneiras: ou cresce o medo e, em seguida, a demonstração de força como reação que restabelece o equilíbrio, ou aumentam, forçando um pouco a barra, as demonstrações de força, que por sua vez reverberam até multiplicar também o medo original. Não é difícil perceber que estamos diante de uma bola de neve. Só lembrando que o destino de toda bola de neve é a avalanche.

Até onde conseguimos levar o discurso e a estrutura reticular que sustentam a “sensação de segurança” tão fundamental a essa política mané de nossos tempos? De onde mais podem vir as ameaças que justifiquem tropas de choque e soldados com fuzis desfilando pelas ruas e estações de trem? Que outras medidas podem ser tomadas para, como é mesmo que se diz?, garantir a tranqüilidade dos cidadãos? Respostas nos comentários, por favor.

Padrão

12 comentários sobre “A “sensação de segurança” é um engodo

  1. Acho que seu post captou bem a origem do sentimento. Não me sinto especialmente seguro quando há polícia na jogada – sempre penso que pode sobrar para mim – mas de certo modo é mais tranquilo ver um policial apontando uma arma para outra pessoa do que se outro apontasse a arma para quem quer que seja – incluindo o policial.

    Digo isso pois, no sábado passado, voltava de noite andando pela nada gloriosa avenida Corifeu de Azevedo Marques, quando dois rapazes em uma moto são abordados rapidamente por policiais da Rota: dois desceram e apontaram suas armas (à distância não pude determinar quais) para os homens da moto. Gritavam para ficarem parados, mãos na cabeça. Os caras tiveram uma coragem fora do normal: tentaram fugir. Ao invés de atirar, os policiais voltaram para a Blazer e passaram a persegui-los.

    Observar a cena foi curioso, pois na hora não tive nem a “sensação de segurança” nem o contrário. Continuei andando, quase indiferente ao episódio. Parecia aliviar-me que o alvo dos policiais não era eu (e dificilmente seria) e que os homens da moto pareciam querer evitar o confronto. Claro que não vi o desfecho do caso, mas o que me aliviou completamente foi o raciocínio: com certeza eles faziam algo muito errado para fugirem da Rota, então deveriam ser pegos. Por outro lado, os policiais não exageraram, ao menos naquele momento.

    Diante da violência externa, parece que o melhor é ficar de consciência tranquila, isso quando não se sofre o medo doentio instigado pelos muitos veículos de comunicação. Alguém já viu os programas que reproduzem o que há de mais porco nas ideias nacionais, como José Luis Datena? Se a intenção deles não é instilar o medo e dizer ao povo que a solução é a bala – completando o círculo vicioso que o Diego chamou de bola de neve -, não importa: é o que efetivamente fazem.

    Curtir

    • Diego Viana disse:

      Salve, Vinícius. Seu exemplo é típico de algo que me preocupa, e a que tentei aludir ao final do texto: o fato de que a exigência dessa “sensação de segurança” baseada no medo e na demonstração de poder é uma bola de neve. O espírito fica amortecido e exige mais ameaça e mais demonstração de força. Até o ponto em que a bolha estoura, como estouram as bolhas da especulação financeira…

      Curtir

  2. Pingback: Twitter Trackbacks for A “sensação de segurança” é um engodo | Para Ler Sem Olhar [opsblog.org] on Topsy.com

  3. Creio que você acaba de tocar na ferida das políticas públicas de combate a violência! E de forma exemplar! A politíca em si, é de “quanto pior melhor”, assim, como no caso das favelas, da fome etc., a cultura política de soluções em geral nivela por baixo. Penso, que a ocupação do espaço público é o caminho para dar início – se não a tranquilidade – ao direito de circulação do cidadão, hoje encarcerado em seu domicílio por medo da violência. Para tanto, programas culturais simples, arte, música, cinema, teatro, nas ruas, nas praças… Arte e comunidade, creio que seja o antídoto. Durante essas apresentações ocorre algo mágico, que não deixa espaço ara a violência! Quanto ao noticiário, não assisto, pois só fomenta o pânico sem propor soluções ou debates honestos. Adorei o texto! abraço

    Curtir

    • Diego Viana disse:

      Eu não podia concordar mais. A única solução autêntica é o estabelecimento de um verdadeiro espaço de circulaçnao… mas não é tão observável e tão marcante quanto o medo e a opressão da “sensação de segurança”…

      Curtir

  4. Até onde vai? Posso dar um exemplo diretamente da “vanguarda” desse movimento, os Estados Unidos. Na escola do meu filho a administração decidiu proibir [ou pelo menos tentar proibir] que as crianças corressem no pátio durante o recreio para erradicar o risco de acidentes… Por trás dessa medida bizarra está a vontade da escola de não ser responsabilizada legalmente por qualquer acidente [que de fato pode acontecer onde quer que dezenas de crianças sem muita noção do perigo fiquem correndo juntas]. Pus também no meu blogue uma breve revisão das consequências do que chamam por aqui “3-strike laws” uma dessas leis draconianas destinadas a nos deixar mais seguros.

    Curtir

    • Diego Viana disse:

      Salve Paulo, welcome back. Sei exatamente do que você está falando. Eu mesmo, quando era criança e vivia em Washington, D.C., várias vezes ouvi de professores que não podia correr, não podia subir em árvore e por aí vai… porque é melhor deixar de viver que correr o risco de ser achacado por advogados, hehehe…
      Quanto ao 3-strike, putz, é uma das coisas mais esquizofrênicas e deploráveis de nossa época! Bem lembrado…

      Curtir

  5. Patricia disse:

    Olá, sou policial militar no estado do Tocantins. Nossos índices de criminalidade ainda sao controláveis, mas o que percebo e a resposta que busco para o que vem a ser sensação de segurança, me perturba a dias. Segurança não é responsabilidade apenas da polícia, é lógico que temos todo um aparato que nos auxilia na sua manutenção, mas se cada pessoa não fizer sua parte infelizmente continuaremos chovendo no molhado e o caos sempre irá reinar. Políticas públicas de toda ordem, acesso a escolas e a condições dignas de se viver refletem nos índices de violência. Enquanto não conseguirmos dar empregos decentes, saúde de respeito e educação ao nosso povo, seremos sempre coadjuvantes nessa guerra sem fim.

    Curtir

  6. Pingback: O leitor, terrorista internacional | Para Ler Sem Olhar

  7. Pingback: O leitor, terrorista internacional | Para ler sem olhar

  8. Pingback: Charlie: nous suivons? | Para ler sem olhar

  9. Pingback: Charlie: nous suivons?

Deixe um comentário