9 comentários sobre “Quando a pele está nos olhos

  1. Anny disse:

    Olá Diego:
    Hoje li um texto seu elogiando Djabal, no mesmo intante que recebia um e-mail dele. Incrível, né?
    Estávamos comentando sobre seus textos. Que você escreve muito bem coisa e tal. Pois é. Há tempo que não comento aqui. Como vai você? No assunto de hoje jogou duro. Não sei porque dizem que aqui no Brasil não existe preconceito. Ai,ai! Quem iventou ito? Moro numa das cidades mais negras do Brasil e dizer que aqui não existe este, vamos dizer comportamento é enão enxergar um palmo na frente do nariz…

    Curtir

  2. Parece que estamos fadados a sofrer sempre do mesmo destino. O mais forte, ou poderoso, como quiser, sempre se aproveitará da sua força ou poder para menosprezar ou subjugar os demais. Se a diferença está na cor, na religião, no local de nascimento, sexo ou preferência sexual ou renda; não importa muito. A rigor, as diferenças são desculpas esfarrapadas para a opressão. Esse é o ser. E quando alguém escreve para mostrar isso, é também condenado por idealismo bobo ou romantismo inócuo.
    Mas concordo com o Milton, está excelente o seu texto.

    Curtir

  3. o Homem nunca foi racional é emotivo, instintivo, exiate mas não pensa, passa e passeia pela vida impulsionado pelo obscurantismo, como explicar que tem judeu anti semita? como explicar que a mulata só que amante branco? como explicar que negro que loura e que o mulato odeia negro?
    é isso aí, e or que não há preconceito de cor com o amarelo é indiano é considerando branco?

    Curtir

  4. @Djabal, que as disputas, discriminações e desigualdades sejam inerentes ao ser humano, não discuto, embora tudo seja discutível. Acho, porém, que podem ser combatidas, e tenho para mim que o primeiro passo para isso é expor os mecanismos, tanto quanto esteja a nosso alcance fazê-lo. A opressão vai mudando de face, e nós vamos mudando a direção de nosso dedo à medida em que ela se desloca. Se isso é idealismo, não sei, mas podemos sempre nos esquivar das acusações dizendo que é “ciência”…

    Curtir

  5. @Oi Anny, quanto tempo!
    O comentário sobre o Djabal era um bookmark do Delicious, que meu feedburner envia automaticamente para os leitores de feed. Mas o que eu disse é minha verdadeira opinião, o sujeito tem o melhor texto da blogosfera brasileira, na minha opinião.
    Eu vou bem, obrigado, depois te mando um e-mail contando, caixa de comentários é um lugar um pouco indiscreto pra ficar falando da nossa vida, não?
    Esse papo de que não existe preconceito é mais antigo que andar pra frente no Brasil. A idéia é que, em vez de preconceito, existiria elitismo, ou seja, rico desprezando pobre, pra colocar em poucas palavras. Mas mesmo isso só mascara um preconceito tipicamente nosso, que é o que eu quis demonstrar no texto.

    Curtir

  6. @iosif, você lembrou bem: tanta gente que pratica uma espécie de “preconceito ao contrário”, desprezando a si mesmo, idealizando um outro… É estranhíssimo. Gente que encarna os piores aspectos da nossa sociedade, mesmo quando os prejudicam diretamente!

    Curtir

Deixe um comentário