barbárie, costumes, crônica, descoberta, desespero, deus, direita, doença, economia, eleições, escândalo, frança, francês, guerra, história, hitler, Itália, jornalismo, opinião, paris, passado, pena, Politica, prosa, reflexão, sarkozy, tempo, tristeza, vida

What if…

Eu tentava há dias formatar na cabeça um texto sobre aquilo que chamo de “o paradoxo europeu”, se me permitem sair batizando problemáticas. Mas, como sabe quem leu a postagem anterior, minha cabeça não se encontrava no estado mais propício para formatar o que quer que fosse. Além do mais, um tema com nome tão pomposo quanto “o paradoxo europeu” exige um texto à altura, rigorosamente argumentado, cheio de sutileza e argúcia, palavras difíceis, o escambau. Mas, se é para colocar em poucas palavras, posso dizer o seguinte:

Quando vim morar na França, tinha uma idéia que, se não chegava a convicção, parecia fazer muito sentido. Acreditava eu que, depois de tanto sangue e tantos crimes, tantos traumas, tantas guerras, o continente europeu, obrigado a encarar a decadência e o crescimento político e econômico de suas antigas colônias, teria aprendido a tornar-se cosmopolita, tolerante, definitivamente civilizado. Antes que me tomem por um pobre ingênuo, aviso que essa forma de ver não estava tão equivocada assim.

Os europeus têm uma tendência ligeira mas perceptivelmente menor do que nós, americanos (falo do continente, por favor) para entrar em farras e modismos como foi, por exemplo, o falecido Consenso de Washington. Antes de cometer suas enormes besteiras, eles debatem muito, se questionam à exaustão, entojam uns aos outros com conceitos e teorias adquiridos por meio de leituras exaustivas dos autores mais qualificados e presunçosos. Os europeus, apesar de ainda se considerarem o centro do mundo (atire a primeira pedra…), se interessam pelas culturas mais distantes, não raro se apaixonam por uma culinária, língua ou dança muito exótica (para eles; e no meio dessa salada está a nossa). Verdade seja dita, o europeu médio, e em particular o francês, toma esse interesse (muito simpático, por sinal) como um selo de autoridade para definir, em poucas palavras, o que é ou deixa de ser tal ou tal país. Infelizmente, porém, eles não aceitam ser desmentidos nem mesmo por alguém que nasceu e cresceu no lugar em questão. Mas, nesses momentos, o melhor a fazer é contar até dez e mudar de assunto.

Mas é claro que não seria esse elogio mitigado que inspiraria o texto que eu ruminava na semana passada. Não sou de distribuir elogios gratuitamente. A triste realidade é que há tempos ficou claro que o aprendizado desse povo teimoso ficou muito aquém do necessário. O holocausto mal conseguiu abafar um antisemitismo renitente, que transparece em pequenas frestas dos discursos de todos e na quase indiferença com que se tratam os repetidos ataques a sepulturas judaicas, entre outras pequenas barbaridades. A flutuação interminável das fronteiras, o muro que rasgou Berlim, a Cortina de Ferro que, pela enésima vez, cindiu radicalmente o continente, nada disso serviu para que as populações abraçassem com honestidade a idéia de uma União Européia digna do nome. E mal adianta explicar que países pequenos como os europeus tendem à irrelevância, se continuarem se estranhando, num mundo altamente competitivo e de grandes blocos. Para encerrar, pergunte se alguém por aqui sente remorso pelos inúmeros genocídios cometidos por seus ancestrais em três continentes: a resposta será um ar se surpresa e algo como um “nunca pensei nisso”…

Até aqui, tratei no máximo de anedotário, curiosidades pitorescas, embora às vezes irritantes. O que há de verdadeiramente triste é constatar que o repertório de grandes tolices que os europeus têm para praticar ainda não está esgotado. Movimentos obscurantistas de bloqueio ao avanço da integração continental; a incrível volta do fascismo na Itália, patrocinada por ninguém menos do que Silvio Berlusconi, que dispensa apresentações, e implementada por pequenos governadores e prefeitos que culpam imigrantes e turistas pela notória e exagerada falta de educação dos italianos; o abandono de séculos de cultura e civilização, em nome de uma admiração cega e infantil pelo famoso american way of life, patente no estilo fashion victim de Sarkozy, talvez a figura mais medíocre e molenga da política mundial; a incapacidade, incrível numa terra tão cheia de sábios, de aparecer com respostas sensatas a problemas como a pirataria pela internet ou o afluxo interminável de imigrantes, o que resulta em medidas claramente antidemocráticas e discriminatórias. Se, no século XIX, EUA, Brasil e Argentina tivessem agido assim, os Europeus teriam comido uns aos outros, um enorme continente de Ugolinos. Eis meu “paradoxo europeu”. Esse, sim, é um aspecto que me surpreende profunda e negativamente numa terra com uma história tão conturbada quanto a européia.

Mas a cereja do bolo é aquele que me deu o ensejo de finalmente escrever este texto e, ainda por cima, inspirou a idéia do “E se…” do título. Jörg Haider, que morreu neste fim-de-semana ao enfiar seu carro num poste a 140 km/h, era provavelmente a figura mais preocupante de todas, ao menos para as consciências democráticas. Muito mais do que Jean-Marie Le Pen, que, com o perdão da falta de respeito, não passa de uma múmia gagá. Haider, ao contrário, tinha um carisma raro, parecia fisicamente (e se comparava a) Tony Blair, era jovem, conhecia os caminhos da política. Não gostava nada de imigrantes, considerava os europeus não-austríacos como rivais, admirava as Waffen SS e não considerava particularmente condenáveis as coisas que aconteceram em seu país entre 1938 e 1945 (chegou a chamar os campos de extermínio, como Auschwitz, de “campos de punição”…).

Muita gente o considerava uma espécie de novo “você sabe quem”; mas o compatriota mais famoso de Haider fez seu nome na cena política alemã numa época em que a injustiça do tratado de Versalhes, a hiperinflação e a Grande Depressão fizeram da terra de Goethe um país de gente ressentida e sedenta por vingança. Mesmo assim, cabe lembrar que o NSDAP não conseguiu mais de 35% dos votos limpamente. Para tornar-se partido majoritário, teve de incendiar o parlamento (Reichstag, um edifício lindo, por sinal) e jogar a culpa nos comunistas. Já Haider andava na casa dos 11% com sua Aliança para o Futuro da Áustria (nome que levanta desconfianças, não?), o que, somando os votos se seu antigo partido, também de extrema direita Partido da Liberdade da Áustria (antigo partido de Haider), dá aos obscurantistas e revisionistas algo como um quarto das cadeiras e um lugar na coalizão que governa. Trocando em miúdos, era uma força política cada vez maior, por incrível que pareça.

Mas eis que morreu Jörg Haider, aos 58 anos, figura mais emblemática do retrocesso europeu. É claro que o eleitor reacionário não vai mudar de posição, mas a perda de uma figura tão carismática é sempre um golpe duro. Andam dizendo que os dois partidos extremistas talvez consigam reatar, sem a figura acachapante de Haider, o que os tornaria, aí sim, de fato fortíssimos na cena nacional austríaca. A ver-se. Mas eu, de minha parte, lendo sobre o assunto, não consegui evitar a lembrança de uma mania tipicamente americana, que aliás é título (ou era, as coisas mudam tanto) de uma série de revistas em quadrinhos da Marvel: “What if…

Várias vezes, já me perguntei o que teria sido do mundo se, por exemplo, Marco Aurélio tivesse conquistado as terras ao norte do Danúbio. Se os portugueses não tivessem conseguido expulsar Villegagnon da Guanabara. Se os ingleses tivessem consolidado seu domínio na França, durante a Guerra dos 100 anos. Se Amaury Kruel não tivesse mudado de lado na última hora e 1964 marcasse não um golpe, mas o início de uma guerra civil. Se os alemães tivessem atacado para valer em Dunquerque e aniquilado o exército britânico. Se, e isso seria ainda mais engraçado, quando se escolheu a língua oficial dos EUA, em vez de dar inglês por um voto contra o alemão, fosse o contrário. E por aí vai.

Mas a questão mais terrível que se coloca é a seguinte: e se o jovem Adolf Hitler tivesse sido abatido quando era cabo do exército austríaco na Primeira Guerra Mundial? Se ele jamais pudesse escrever Mein Kampf, queimar livros e exterminar minorias? Não teria havido Segunda Guerra? Não teria existido a catarse suicida da Europa, bombardeios e carnificinas mútuos? O que teria sido a história do século XX sem Muro de Berlim, sem Comunidade Européia, sem Plano Marshall? Israel jamais teria sido fundado, provavelmente. Toda a reflexão, todo o sentimento de culpa, toda a vergonha pela colaboração com o nazismo, forte em todos os países que a Alemanha ocupou e mesmo em alguns que seguiram livres, nada disso teria acontecido. A maneira de pensar elitista e, sem dúvida, racista do século XIX, que até o holocausto nunca tivera necessidade de esconder o rosto, ganharia mais um bom meio século de hegemonia escancarada. Certamente, menos sangue teria sido derramado no período infernal do domínio de Hitler. Mas também cabe se perguntar quanto sangue a mais não teria sido derramado depois. E eis uma pergunta mais difícil, porém talvez mais importante: a bomba, não tendo estourado em 1939, demoraria quanto tempo a mais para estourar? E teria estourado mais forte, com armamento atômico já desenvolvido?

Ninguém sabe, é claro. Mas sabemos, isso sim, que hoje, no início do século XXI, uma outra bomba está armada. Desta vez, o crescimento das hostilidades é mais lento e mais disfarçado. O mundo é outro, mais global, mais competitivo, mais exausto por uma exploração predatória e irresponsável. Há mais gente para se sentir injustiçada, há mais gente para empobrecer com a crise. Mas a idéia de que haja inimigos espalhados pelo mundo inteiro está voltando à moda. Jörg Haider, a figura emblemática, na Europa, deste tipo de pensamento, acaba de morrer. Talvez os ânimos se acalmem um pouco por enquanto, ao menos na Áustria, na falta de um grande líder irresistível.

Mas e depois? E se (what if…) surgir um outro? E nem precisa ser aqui. Os Estados Unidos, que não têm a mesma história, nem a mesma cultura, nem os mesmos problemas, nem o mesmo “paradoxo” da Europa, estão loucos, mal se segurando nas calças, para entrar pelo mesmo caminho de sandices. E já que atravessamos o Atlântico, por que não estender as perguntas: e se Obama não for eleito? E se for eleito, mas não puder assumir? E se…

Padrão

14 comentários sobre “What if…

  1. João Carlos Faria disse:

    Tenho sempre o prazer de te ler as vezes não leio pelo tempo virtual mas hoje estou no tempo da leitura de um caderno mais da folha….

    Joca Faria

    que saudade de ler o Mais…

    Curtir

  2. não posso deixar de te aplaudir, enfim um brasileiro que não se baba de orgulho de conhecer(?)a Europa, Cidade Luz, Barcelona esplendida, Londres imperial, etc e tal, mal conhecemos a história da nossa Terra, muito mal o nosso território, e tomando chope num bar em Ipanema damos(eu não nem vc)palpites sobre o futuro dos indios, pouco nos importamos com a ignorância dos politicos, etc e tal e nos(eles) borramos nas calças só por ter visto de perto a Torre Eiffel, mas vamos ao que interessa, nasci no Leste Europeu, sou judeu, e o Leste Europeu é e sempre foi cruel, desabafo aparte,o Velho Continente começou a agonizar com a queda de Roma, invasão dos barbáros, seguida dos Dark Ages, a Igreja se fortaleceu, se enquistou e continua Dark até hoje, e todos
    os países herdaram a barbárie,colonizaram a Àfrica India e tantos outros cantos, a porcaria da Bélgica trucidou os habitantes do Congo(viva o rei Leopoldo), a história escrita pelos europeus quase nada nos esclarece, introduziram a escravidão pelo mundo afora, bom estou falando pra quem muito conhece, mas em suma, pra mim o europeu é barbáro, é sabido,realça a cultura de um lado e reescreve a história,Viena do Império Austro Hungáro o centro do mundo, Paris o berço da Lost Generation,droga preciso parar…você revive minha esperança nos jovens, é culto,expõe com incrível lucidez o que pensa sente numa linguagem sem defeito, meus aplausos

    Curtir

  3. Anits disse:

    “E se” a discussão tiver que abranger uma reeducação do ser humano, de base? Até na Indonésia, onde todo mundo sorri e os policiais usam flores atrás da orelha, esconde uma história de classismo oficial no seu sistema de castas e de ódio mortal entre javaneses e balinenses. E isso que pra ir de um lado pro outro precisa “organizar lancheira e pegar barquinho” pra dominar e subjugar o inimigo.

    Faz parte da índole humana esse egoísmo, esse protecionismo e a reafirmação através de Ferraris, domínio energético, padrões estéticos ditados pela Vogue. O meu é maior do que o seu e eu sou melhor do que você por isso. Me dê atenção! Me dê amor! Paz e estabilidade me deixam inseguro, vou me provar como???? Essa necessidade de ser amado e admirado, de ser temido para que ninguém se atreva a revelar os medos e defeitos que nos afligem a todos…

    “So glad we almost made it, so sad they had to fade it, everybody wants to rule the world…”

    Curtir

  4. josaphat disse:

    Europeus, americanos, africanos, asiáticos, somos todos parecidos na barbárie. Tupinambás do Maranhão e Lazarones de Nápoles adoravam pedaços assados de carne humana e não me parece que praos lado do oriente a coisa fosse diferente; o que há são ligeiras variantes na tecnologia: os indígenas brasileiros cortavam o corpo com conchas afiadas e os italianos da terra que guarda o túmulo de Virgílio usavam machados e navalhas.
    É como aquelas cobrinhas do L.F.Veríssimo: _Diante do infinito eu me sinto um zero.
    _E eu um quatro.

    Curtir

  5. @Oi prima, bela citação, adoro essa música. Também acho que o ser humano tem que ser reeducado. Esteticamente. Só através de uma visão estética do mundo como um todo a humanidade pode aceder a uma compreensão de si própria enquanto unidade. Mas isso é tema pra um post inteiro…

    Curtir

  6. @josaphat, você está muito presunçoso. Infinitamente maior do que as cobras, hein? Hm.
    De qualquer maneira, é claro que o Thanatos está em todos nós. Mas tem uma questão de escala aí… Afinal, os europeus andaram dando bordoadas nos povos de todos os outros continentes, e isso por séculos e séculos a fio. Deveriam ter aprendido alguma coisa, não? (isso é, além de ter apreendido algumas relíquias do Egito, é claro…)

    Curtir

  7. Uau, belo texto, parabéns.

    Poisé, o teu exemplo de Hitler, voltado a nós mesmos, mostra muito bem o estado das coisas: figuras individuais seriam responsáveis por eventos da magnitude de uma Guerra?

    Certamente Hitler, ou Haider, nunca conseguiriam nada sozinhos (e é engraçado como The Rise of Evil mostrava Hitler falando mal de judeus, na I Guerra, para colegas que descobria logo depois serem… judeus – fosse apenas problema individual, Hitler seria apenas mais um ranzinza idiota, sem nunca aparecer nos livros de História); e tua constatação de que as tensões atuais são quase uma homóloga “Paz Armada” (de “paz” e “armamentos” controversos, contextos irredutíveis à outra situação, mas mesmo assim de algum modo reportáveis) mostra bem como progredimos.

    Enfim, “e se” fôssemos nós todos aqueles agentes mudos, invisíveis, que enfim compoem coisas bem falantes e visíveis? É isso que teu texto me fez pensar 😉

    Curtir

  8. @Anita, reeducação PELA estética, plutôt. Ensinar as pessoas, desde o berço, a abordar as coisas do mundo não segundo aquilo que elas podem se tornar em suas mãos (em outra palavra, sua utilidade), mas segundo como elas aparecem em seu estado de liberdade. Admirar o mundo e amá-lo, em vez de exauri-lo. Depois te falo com mais detalhe, bibliografia e tudo, acho que não tem espaço aqui na caixa de comentário.

    Curtir

  9. @Catatau, está aí um grande impasse: até que ponto as figuras emblemáticas são os catalisadores dos eventos históricos. Parece impossível sustentar que elas não tenham importância nenhuma, dada a sucessão infinita dos ditos “grandes homens” (e mulheres, embora “homem” aqui esteja sendo usado na acepção da espécie). Mas é claro que, como dizem, se Napoleão tivesse nascido nos anos 50, seria hoje um dono de mercearia de Ajaccio e nada mais. O fluxo dos eventos parece ter de passar por esses grandes pólos de atração que são os carismáticos, Hitler, Churchill, Haider, Getúlio e assim por diante. Na falta de um deles, podemos especular se haveria outro. E se houvesse, como seria. Um outro monstrengo qualquer da extrema-direita alemã nos anos 30 teria reproduzido a história exatamente como foi? Ou teria sido diferente? Talvez estivesse menos preocupado com a “Solução Final”. Talvez fosse um líder militar mais hábil. Ou menos: poderia ser um Bush. O que torna as engrenagens da História difíceis de definir é que a experiência não pode ser repetida em condições idênticas…

    Curtir

Deixe um comentário